Soul & Meditation

5 Tips To Start a Meditation Practice

(for the english version, please scroll down)

meditation

(via Google)

A meditação é uma das ferramentas mais importantes quando se vive! Quer tenhamos problemas ou não, esta prática antiga ajuda-nos a colocar tudo em perspetiva e auxilia ao tão famoso carpe diem.

Comecemos pelo princípio; todos queremos ser felizes e não sofrer de stress para dizer o mínimo. No entanto, com o estilo de vida que temos atualmente isto torna-se virtualmente impossível tantos são os obstáculos que se atravessam no nosso caminho: excesso de trabalho, falta de sono, ansiedade, depressão, más escolhas alimentares, sedentarismo, défices minerais e vitamínicos, pressões sociais, vida familiar e a lista continua.

A meditação pode ser um escape ou uma forma de lidar com as variadas situações, uns 10 minutos diários que dedicamos a nós e ao nosso bem-estar físico e mental porque se não estivermos saudáveis de que serve o excesso de trabalho, as pressões sociais, a vida familiar e tudo o resto?

Aqui ficam as minhas 5 dicas para começar uma prática de meditação.

Meditation is one of the most important tools when you are living! Whether we have problems or not, this ancient practice helps us put everything in perspective and helps to achieve the famous carpe diem.

First things first; we all want to be happy and not suffer from stress to say the least. However, with the lifestyle we have nowadays, this becomes virtually impossible, so many are the obstacles that cross our path: overwork, lack of sleep, anxiety, depression, poor food choices, physical inactivity, mineral and vitamin deficits , social pressures, family life and the list goes on.

Meditation can be an escape or a way to deal with various situations, about 10 minutes a day to devote to us and to our physical and mental well-being because if we’re unhealthy, what good does overwork, social pressures, family life and everything else?

Here are my 5 tips for starting a meditation practice.

 

  1. Começa com uma prática guiada/ Begin with a guided practice

Ninguém faz sem aprender primeiro certo? Acredito que a pesquisa e o estudo são o primeiro passo em qualquer coisa que façamos. A aprendizagem e o tempo que dedicamos a compreender um determinado assunto dá-nos as ferramentas que precisamos para o pôr em prática.

Desta forma, existem milhares de recursos disponíveis, desde livros, a vídeos no YouTube, músicas e aplicações. Pessoalmente já tentei um pouco de tudo e o que funciona melhor para mim é a aplicação Headspace* e menos frequentemente a aplicação Pacifica*. E o torna este método mais atrativo para mim é a facilidade e a portabilidade com que o posso usar!

You first have to learn right? I believe that research and study are the first step in anything we do. The learning process and the time we devote to understanding a particular subject gives us the tools we need to put it into practice.

Thus, there are thousands of resources available, from books, videos on YouTube, music and apps. Personally I’ve tried a bit of everything and what works best for me is the Headspace app* and less often Pacifica appl*. And what makes this the most attractive method for me is the ease and portability!

 

  1. Encontra um espaço e um tempo/ Find a space and a time

Se de manhã ficas o máximo de tempo possível na cama e sais de casa a correr, experimenta à noite. Se és como eu, arrumadinho e organizadinho até ao mais pequeno pormenor e por isso as tuas manhãs são mais calmas, experimenta antes de saíres de casa. Se ambas as manhãs e as noites são caóticas tenha à hora do almoço ao lanche.

Na verdade quando se começa não é necessário muito tempo, até porque a mente ainda não está acostumada e por isso 10 minutos pode ser o suficiente. Depois depende de ti; se calhar 5 minutos é o teu máximo, se calhar aguentas 15.

O que é importante é que o espaço à tua volta seja sossegado, sem muito barulho de fundo e onde te possas sentar confortavelmente no chão ou numa cadeira durante o tempo da meditação. Tenta criar um espacinho em casa que possa ser usado para este fim e com o tempo o teu cérebro começa também a fazer a associação.

If in the morning, you stay as long as possible in bed and leave the house in a run, try doing it in the evening. If you are like me, tidy and organized down to the smallest detail, your mornings are quieter, and you should try it before you leave your home. If both mornings and nights are chaotic try it at lunch or snack time.

In fact when you begin, it doesn’t take long, because the mind is not used to the practice and so 10 minutes can be enough. Then is up to you; perhaps 5 minutes is your best, maybe you can handle 15.

What is important is that the space around you is quiet without much background noise and where you may sit comfortably on the floor or a chair during the time of meditation. Try to create a little space in your home that can be used for this purpose and in time your brain starts to make the association.

 

  1. Adequa a tua posição/ Adjust your position

Quando meditamos, o ideal é estar numa posição sentada, com uma postura correta, as costas direitas e as mãos pousadas nas pernas ou no colo. Mas não precisas de te sentar numa cadeira de madeira desconfortável, coloca uma almofada ou senta-se numa no chão.

Tenta encontrar a posição em que sintas mais confortável.

When we meditate, the ideal is to be in a sitting position with a correct posture, back straight and hands resting on the legs or arms. But you do not have to sit down in an uncomfortable wooden chair, put a pillow on it or sit on the floor.

Try to find the position that you feel most comfortable in.

 

  1. Não queiras ser perfeito à primeira/ Don’t try for perfection

Este é um erro comum e que ainda me acontece hoje após 6 meses de meditação diária. O objetivo da meditação não é “calar” a mente, as mil vozes e coisas que nos correm pela cabeça a toda a hora, os recados que temos de fazer, as reuniões planeadas, os relatórios por escrever, o suor do ginásio, o jantar que ainda está por fazer e as compras de supermercado que têm de acontecer antes disso.

O objetivo é de alguma forma conviver com todo este frenesim; reconhecer que ele está lá e deixá-lo ir, deixá-lo passar, optando por te concentrares na respiração, num mantra, numa parte do corpo, numa imagem, entre outros.

This is a common mistake and that still happens to me today after 6 months of daily meditation. The goal of meditation is not to “shut up” the mind, the thousand voices and things that go through your head at all times, the errands we have to run, the planned meetings we have to attend, the reports to write, the gym sweat, the dinner which is still to be done and the grocery shopping that have to happen before that.

The goal is to somehow live with all this frenzy; recognize that it is there and let it go, let it go, choosing to concentrate on your breath, a mantra, the body, an image, among others.

 

  1. Continua a praticar/ Keep practicing

A princípio pode parecer difícil e vai custar-te manteres uma prática diária, especialmente porque é preciso algum tempo até começares a ver resultados.

Mas deixa-me dizer-te que quando os começares a ver, não vais querer outra coisa, vais começar a ansiar pelos teus 10 minutos diários que rapidamente se transformarão em 15, em 20 e um dia nem vais necessitar de meditação guiada!

At first it may seem difficult and challenging to maintain a daily practice, especially because it takes some time to see results.

But let me tell you that when you begin to see them, you will not want anything else, you will begin to yearn for your daily 10 minutes that quickly turn into 15, 20 and one day you will not need guided meditation!

 

Os efeitos físicos e psicológicos da meditação estão bem documentados e se quiseres saber mais sobre isto, deixa-me um comentário!

The physical and psychological effects of meditation are well documented and if you want to know more about it, leave me a comment!

meditation-quote-david-lynch

(via Google)

* Este post não é patrocinado pelas aplicações Headspace ou Pacifica.

* This post is not sponsored by Headspace or Pacifica Apps.

 

https://www.instagram.com/focusonblurry/

Signature line

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s