Mind & Fitness

The Various Types of Training

(for the english version, please scroll down)

O treino como em tudo na vida deve ser equilibrado e variado.

Independentemente de qual o teu favorito, a verdade é que o teu corpo se habitua se fizeres sempre o mesmo tipo de exercícios e chega a um ponto em que deixas de ver resultados – o chamado plateau.

Assim, o melhor é pesquisares outras modalidades de treino que possas alternar com a tua forma preferida de treino.

Training as in everything in life should be balanced and varied.

Regardless of what your favorite type is, the truth is that your body gets used to the same thing if you do always the same type of exercises and you may reach a point where you cease to see results – the so-called plateau.

Thus, it is best to research other training techniques that you can switch with your preferred form of training.

Deixo-te aqui algumas das minhas modalidades preferidas:

I leave you here some of my favorite:

  • Treino Funcional/Bodyweight Training

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(via Google)

Parece fácil treinar só com o peso do corpo mas não é! Acredita!

Este tipo de treino utiliza, tal como referido, o peso do teu corpo para realizar os exercícios; pensa agachamentos, flexões, afundos, pranchas, etc. E se ainda quiseres dificultar mais, adiciona umas bandas elásticas, uma bola de Pilates, uns halteres ou discos leves, uma barra ou um step.

O que interessa é que te foques na forma, postura e te concentres em contrair o músculo, a tal mind-body connection.

E agora podes estar a pensar que não é suficiente mas se fizeres 3 destas sessões por semana ou intercalares com outro tipo de treino, acredita que vais sentir os resultados, até porque a maior parte dos exercícios são compound e não isolados, o que exige mais de ti, dos teus músculos e da tua energia.

Para além disso, é um treino que te ajuda a trabalhares no equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora e te permite conheceres melhor o teu corpo, a tua melhor arma!
It seems easy enough to only train with your body weight but it is not! Believe me!

This type of workout uses, as mentioned, the weight of your body to perform the exercises; think squats, push-ups, lunges, planks, etc. And if you want even more difficulty, add some elastic bands, a Pilates ball, some dumbbells or light disks, a bar or a step.

What matters is that you focus on form, posture and concentrate in contracting the muscles and the mind-body connection.

And now you may be thinking that it is not enough but if you do 3 of these sessions per week or alternate with another type of training, you will see the results, because most of the exercises are compound and not isolated, which requires more of you, of your muscles and your energy.

Furthermore, it is a workout that helps you work on your balance, flexibility and coordination and allows you to better know your body, your best weapon!

  • Treino de Força (musculação)/Strength Training

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(via Google)

Aqui já passamos para o domínio da hipertrofia. Este é o tipo de treino desenhado para o aumento da massa muscular e consoante a intensidade do teu treino for aumentando, podes conseguir diminuir massa gorda e trabalhar na capacidade cardio respiratória.

A maior parte dos exercícios de musculação são exercícios isolados (ou isométricos) que te permitem trabalhar especificamente esse músculo como os bíceps por exemplo mas tens muitos exercícios compound como os agachamentos ou deadlifts que te permitem ativar o core e o cardio.

Existem milhares de treinos de musculação de que podemos falar e deixa-me um comentário se quiseres saber mais sobre isto mas para começar – claro dependendo dos teus objetivos e disponibilidade – podes começar por algo do género: 4 vezes por semana repartidas por pernas e glúteos; costas e bíceps; peito e tríceps; abdominais e ombros.

Here we have passed into the realm of hypertrophy. This is the type of training designed to increase muscle mass and depending on the intensity of your training, as it increases, you can achieve lower body fat and work on cardio respiratory capacity.

Most bodybuilding exercises are isolated exercises (or isometric) that allow you to work that muscle specifically, for example biceps, but so many exercises are compound as squats or deadlifts that allow you to activate the core and cardio.

There are thousands of weight training exercises that we can talk about and leave me a comment if you want to know more about this but to start – of course depending on your goals and availability – you can start with something like: 4 times a week broken down into legs and glutes; back and biceps; chest and triceps; abdominals and shoulders.

  • Pliométricos/Plyometrics

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(via Google)

Em suma, tudo o que seja saltar e movimentares-te; tesouras, agachamentos com salto, afundos com salto só para nomear alguns. Os exercícios pliométricos requerem bastante energia e focam essencialmente a força, especialmente das pernas e glúteos, dois dos grandes grupos musculares e de suporte à tua estrutura.

São também exercícios de alta intensidade que vão requerer da tua parte cardiorrespiratória.

Tal como o treino funcional, é grátis e portátil, podes fazê-lo no ginásio, em casa ou no parque, traz só a tua energia!

In short, everything jumping related; jumping jacks, jumping squats, jumping lunges just to name a few. Plyometric exercises require a lot of energy and essentially focus on strength, especially the legs and glutes, two of the major muscle groups that support your structure.

They are also high-intensity exercises that will require more of your cardiorespiratory capacity.

As functional training, this is free and portable, you can do it in the gym, at home or in the park, bring only your energy!

  • HIIT (High Intensity Interval Training)

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Um dos meus favoritos, tem vindo a ser estudado e algumas conclusões indicam que talvez seja dos treinos mais eficazes na perda de massa gorda. É um tipo de treino que combina exercícios de força com a alta intensidade do cardio, o que significa que retiras muito mais benefício de uma sessão de 30 minutos do que estares na passadeira a correr durante uma hora. Para além disso é mais divertido!

Basicamente combina exercícios de alta intensidade com outros de baixa intensidade realizados por curtos períodos de tempo (por exemplo 30 segundos) mas todos seguidos completando uma série; só no fim descansas. Também há a modalidade Tabata em que realizas o exercício por 20 segundos e descansas 10. As variações mais uma vez são infinitas.

São treinos super desafiantes e se fores como eu estás sempre em competição contigo próprio, para veres o máximo que podes dar!

One of my favorites, has been studied and some conclusions indicate that it is perhaps the most effective workout in terms of fat loss. It is a type of workout that combines strength training with high intensity cardio, which means you withdraw much more benefits from a 30 minute session than running on the treadmill for one hour. Also it’s more fun!

Basically it combines high intensity exercise with other low intensity ones performed for short periods of time (e.g. 30 seconds) until completing a series; only at the end you rest. There is also the Tabata version in which you do each exercise for 20 seconds and rest for 10. The variations areonce again endless.

These are super challenging workouts and if you are like me you are always in competition with yourself, to give all you can!

 

Depois ainda tens as mais variadas aulas de grupo, desde as que focam no equilíbrio e na flexibilidade como o Pilates ou o Yoga, as que focam a força como o Pump, as que optam por focar o cardio como o Step ou o HIIT, cycling, CrossFit, aulas mais localizadas como, abdominais ou GAP ou ainda as aulas de dança como o Zumba ou Kizomba. Enfim, as possibilidades são ilimitadas.

Then you still have the most diverse group classes, from those that focus on balance and flexibility as Pilates or Yoga, the ones focusing on strength as Pump, those that choose to focus on cardio as Step or HIIT, cycling , CrossFit, more localized classes as core or GAP and dance classes like Zumba. The possibilities are limitless.

 

Ah e não é preciso estares inscrito num ginásio para usufruíres destas aulas, hoje em dia existem milhares de vídeos e tutoriais online que podes usar para inspiração!

Quais são as tuas modalidades preferidas?

Oh and you do not need to be enrolled in a gym to do these classes, nowadays there are thousands of videos and online tutorials that you can use for inspiration!

What is your favorite training?

 

https://www.instagram.com/focusonblurry/

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