Soul & Meditation

All or Nothing Thinking

(for the english version, please scroll down)

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(via Google)

Preto ou branco. Sim ou não. Direita ou esquerda. Tudo ou nada.

Black or white. Yes or no. Right or left. All or nothing.

Revês-te neste tipo de pensamento? Quando tens que tomar uma decisão há somente duas alternativas? Numa encruzilhada tens só dois caminhos?

Do you see yourself in this kind of thinking? When you have to make a decision are there only two alternatives? At a crossroads do you only see two paths?

Bem vindo ao meu mundo. Durante muito tempo, e ainda atualmente, quando me confronto com algumas decisões o meu pensamento automaticamente bloqueia em duas alternativas; ou sim ou não, ou tudo ou nada e parece que não consigo ver mais alternativas ou encontrar uma solução para um problema, o que chega a ser bastante frustrante e confinante.

Welcome to my world. For a long time, and even now, when I’m faced with some decisions my thought automatically locks in two alternatives; yes or no, all or nothing and I can’t seem to see more alternatives or find a solution to a problem, which gets to be quite frustrating and confining.

 

Este tipo de pensamento é uma distorção comum em pessoas que lidam com ansiedade e/ou depressão que acabam por classificar todo o mundo em dois extremos deixando pouco espaço para pensar fora da caixa, ou seja, para a imaginação, para a criatividade e para a liberdade.

This kind of thinking is a common distortion in people dealing with anxiety and/or depression that ultimately classify the world into two extremes leaving little space to out of the box thinking, that is, imagination, creativity and freedom.

Pode chegar ao limite de classificarmo-nos ou como totais sucessos ou completos fracassos e normalmente vais pela segunda alternativa certo? É mais fácil irmos pelo caminho negativo…

It can reach a new limit in which you consider yourself a total success or complete failure and usually you go for the second alternative right? It is easier to choose the negative way …

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(via Google)

Então se o nosso cérebro não funciona bem como já vimos, o que fazer? Aqui ficam algumas dicas:

So if our brain doesn’t work well, as we have seen, what to do? Here are some tips:

 

Não te limites/Don’t limit yourself

“E” em vez de “ou”, “e também” em vez de “ou”, “para além disso” em vez de “ou”. Acho que percebes o que quero dizer; não te limites e digas logo que não. Não deixes que seja o teu cérebro a mandar, a tua vontade é que conta! Tira um bocadinho de tempo a pensar e considerar todas as opções.

“And” instead of “or”, “and also” rather than “or” “in addition” instead of “or”. I think you know what I mean; don’t limit yourself and say no right away. Don’t let your brain  make the rules, your will is what counts! Take a little time to think and consider all options.

 

Mas também não te precipites/But don’t rush either

Quantas vezes já disseste que sim e em cima do acontecimento cancelaste arranjando uma desculpa qualquer? Pois, isso também não é progresso. Se dizes que sim, segue até ao fim, mesmo que o programa não te interesse mas o ideal é considerares por um tempo em vez de decidires no momento.

How many times have you said yes, and cancel on the last minute making some excuse? Well this is not progress. If you commit, follow through, even if the program doesn’t interest you, but ideally you may want to consider for a while rather than decide right away.

 

Tenta focar-te no positivo/Try to focus you on the positive

Todos temos qualidades e defeitos mas em vez de nos focarmos nos defeitos e atrairmos negatividade porque não pensar naquelas características que fazem de nós quem somos, aqueles traços de personalidade com os quais os nossos familiares e amigos nos descrevem e que nos tornam uma melhor pessoa? Experimenta escrever uma coisa positiva sobre ti por dia durante um mês e vais ver que a tua perspetiva altera-se completamente.

We all have strengths and weaknesses but rather than focusing on our faults and attract negativity why not think about those characteristics that make us who we are, those personality traits with which our family and friends describe us and make us a better person? Try to write something positive about you daily for a month and you will see that your perspective changes completely.

 

Adiciona uma terceira alternativa/Add a third alternative

Da próxima vez considera “talvez” ou “logo se vê”. Começa pelas decisões pequenas, aquelas que de facto não são assim tão importantes como por exemplo jantar fora; tenta encontrar uma terceira alternativa e diz “depois decido” ou “talvez, mas porque não amanhã?”. Com o tempo começas a criar este hábito e prossegues para as decisões mais complexas aplicando o mesmo esquema!

Next time think “maybe” or “we’ll see”. Start with small decisions, those that aren’t so important such as dining out; trying to find a third alternative and say “I’ll decide later” or “maybe, but why not tomorrow?”. Over time you begin to create this habit and evolve to more complex decisions applying the same scheme!

 

Ou simplesmente adia a decisão para mais tarde/Or simply postpone the decision

O mundo não acaba se não decidires no momento em que te fazem a questão ou pedem a tua opinião.

The world will not end if you don’t decide at the time you are asked the question or opinion.

 

Claro que nada disto é um incentivo à procrastinação, a ideia é que expandas a mente e consideres mais do que duas alternativas porque na vida temos dezenas de opções à nossa volta se olharmos com atenção e a verdade é que acabamos por perder imensas oportunidades por causa desta visão extremada.

Of course none of this is an incentive to procrastination, the idea is that you expand your mind and consider more than two alternatives because in life we have dozens of options around us if we look carefully and the truth is that we end up losing a lot of opportunities because of this extreme view.

 

Deixa-me um comentário a contar a tua experiência, quantas oportunidades gostarias de ter aproveitado olhando para trás?

Leave me a comment telling your experience, how many opportunities would you like to have taken advantage of looking back?

 

Bibliografia/Bibliography:

http://panicdisorder.about.com/od/livingwithpd/tp/All-Or-Nothing-Thinking.htm

http://psychcentral.com/blog/archives/2015/08/12/5-ways-to-expand-all-or-nothing-thinking/

 

https://www.instagram.com/focusonblurry/

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