Soul & Meditation

Breathing Exercises

(for the english version, please scroll down)

Respirar. Não devia ser difícil certo? Afinal é a primeira coisa que fazemos quando nascemos e a última quando morremos. Então porque é que praticamente nunca prestamos atenção a esta ação? A mais importante das nossas vidas, aquela sem a qual não podemos viver, literalmente!

Breathing. It shouldn’t be hard right? After all it is the first thing we do when we are born and the last thing we do when we die. So why is it that we almost never pay attention to this action? The most important of our lives, that without which we can’t live, literally!

Porque estamos habituados a não lhe prestar atenção, porque está só lá a fazer-nos viver, porque estamos ocupados com a reunião de amanhã, o treino de ginásio de logo à tarde, o jantar que ainda não fizemos, a roupa que ainda não apanhámos da lavandaria, os recados do fim de semana e mil outras coisas que nos ocupam o pensamento 24 horas por dia, 7 dias por semana e que não nos deixam respirar!

(Como tu agora a ler este parágrafo! Faz 3 respirações profundas e continua a ler)

Because we are used to not pay attention to it, because it is only there to make us live, because we are busy with the meeting tomorrow, the gym training session late in the afternoon, the dinner we haven’t made yet, the dry cleaning we haven’t picked up, the errands of the weekend and a thousand other things that occupy our mind 24 hours a day, 7 days a week and don’t let us breathe!

(As you are now reading this paragraph! Take 3 deep breaths and read on)

 

O que fazer então? Deixo-te aqui as minhas dicas para te familiarizares de novo com a tua respiração, para tirares o melhor partido dela e para estares consciente e presente com ela diariamente e não só quando te sentes sufocado e com necessidade de abrir uma janela metafórica e deixar o ar entrar.

What to do then? I leave you here my tips to familiarize yourself again with your breath, to take away the most of it and to be conscious and present with it every day and not just when you feel overwhelmed and need to open a metaphorical window and let the air enter.

Tira um tempo diário para respirares, só!

O que quero dizer com isto é ao fim do dia ou antes de saíres para o trabalho de manhã, encontra um lugar sossegado e durante 5 ou 10 minutos faz respirações. Podem ser mais superficiais ou mais profundas, podem ser em tempos ou podes reger-te só pelo teu padrão normal mas o que importa é que respires e que estejas presente com a respiração. Sente o ar a entrar pelo nariz e a preencher todo o teu corpo como se fosse uma luz verde e a sair pelo nariz (ou boca) como uma luz vermelha que carrega consigo todos os pensamentos negativos e tralha que tens acumulada.

Depois disso levanta-te e continua com o teu dia.

Take time daily to breathe, only!

What I mean by this is, at the end of the day or before you go out to work in the morning, find a quiet place and breathe for 5 or 10 minutes. It may be shallower or deeper, may be a counting breathing or your normal pattern but what matters is that you breathe and are present with your breath. Feel the air enter through the nose and fill your whole body with a green light and fell it come out through the nose (or mouth) as a red light that carries with it all the negative thoughts and stuff that you have accumulated.

After that get up and continue with your day.

Começa a perceber o padrão da respiração

És daquelas pessoas que respira devagar, profunda e prolongadamente ou tens uma respiração rápida, superficial e sempre a andar? Isto pode estar relacionado contigo especificamente, com a tua personalidade (por exemplo, pessoas ansiosas tendem a respirar mais rápida e superficialmente) ou pode ter a ver com alguma fase que estejas a atravessar, um prazo no trabalho ou as férias de verão.

É importante que comeces a reconhecer quando é que a tua respiração normal se altera e se o conseguires fazer tenta associar ao que estava a acontecer nesse momento na tua vida ou por outro lado, se começares a perceber que estas mudanças afinal são a norma, pensa em contactar um especialista.

Begin to see the pattern of breathing

Are you one of those people who breathes slowly and deeply or  do you have a quick, shallow breathing? This may be related specifically to you, with your personality (eg, anxious people tend to breathe more quickly and shallowly) or may have something to do with some phase you’re going through, a deadline at work or summer vacation.

It is important that you begin to recognize when it is that your normal breathing changes and if you can, attempt to associate it with what was happening at that time in your life or on the other hand, if you start to realize that these changes are the norm, think about contacting a specialist.

Com o tempo, alia a respiração à meditação

Este será talvez o objetivo que quero transmitir hoje. A meditação é uma ferramenta poderosa e quer estejas a iniciar ou sejas já experienciado, sabes que a respiração é das partes, senão a parte mais importante da prática porque nos ajuda a centrar a mente, a acalmar o corpo e a repousar o espírito. É a forma que temos de reconectar connosco próprios e perceber o espírito naquele dia.

Utiliza algumas apps ou vídeos inspiradores para perceberes melhor a conexão entre a respiração e a meditação e começa a praticar. 5 minutos hoje, 10 amanhã!

Over time, combine breathing with meditation

This is perhaps the goal I want to convey today. Meditation is a powerful tool and whether you’re starting or are already experienced, you know that breathing is part, if not the most important part of the practice because it helps us focus the mind, calm the body and rest the spirit. It’s the way we have to reconnect with ourselves and realize our spirit that day.

Uses some apps or inspiring videos to better perceive the connection between breathing and meditation and starts practicing. 5 minutes today, 10 tomorrow!

Usa a respiração como arma de defesa

Todos sabemos que em momentos de maior frustração ou stresse, o nosso corpo tenta compensar com a tal resposta de luta ou fuga e consequentemente começamos a sentir uma variedade de respostas fisiológicas, uma das quais é a respiração acelerada.

Utilizar esta evidência para perceberes o teu ambiente, ou seja, se de facto sentes a alteração na respiração, é devido a algo passageiro ou pelo qual passas diariamente? No caso da segunda, talvez seja melhor reavaliares a situação e o porquê de estares nela.

Em qualquer dos casos, as técnicas de respiração que já aprendeste vão ser úteis para poderes acalmar o corpo e a mente.

Use breath as a defense mechanism

We all know that in moments of frustration or stress, our body tries to compensate with a fight or flight response and consequently begin to feel a variety of physiological responses, one of which is the rapid breathing.

Use this evidence to perceive your environment, meaning if indeed you feel the change in breathing, is due to something that will pass or is it something you experience daily? In the second case, it may be best to reavaluate the situation and why you’re in it.

In either case, the breathing techniques that you have learned will be useful to be able to calm the body and mind.

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(via Google)

Têm em atenção que não há formas certas nem erradas de respirar mas que uma respiração pausada e profunda é mais indicada para o equilíbrio do corpo e da mente.

Deixa-me o teu comentário e se tens uma prática de meditação como a fazes?

Keep in mind that there are no right or wrong way to breathe but a slow and deep breathing is most suitable for the balance of body and mind.

Leave me your comments and if you have a meditation practice, how do you like to do it?

 

https://www.instagram.com/focusonblurry/

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