Body & Food

What I Eat In A Day #1

(for the english version please scroll down)

Este tipo de posts/vídeos são os que mais gosto de ler e ver e inspiraram-me a partilhar as minhas próprias experiências e receitas!

This types of posts and videos are the ones that I most like to read and view and they have inspired me to share my own experiences and recipes!

Este dia em específico, foi um dia em que o meu treino foi de pernas e por isso o volume e a densidade da comida é maior porque o dispêndio de energia também foi maior!

In this specific day, I trained legs so the volume and density of food is bigger because the energy expenditure was also big.

Ah e ao longo do dia, especialmente quando treino tento beber entre 2 e 3 litros de água para compensar a água perdida.

Also, throughout the day I make sure to drink between 2 and 3 liters of water, specially on workout days, to compensate the water lost.

  • Antes do Pequeno Almoço/ Pre Breakfast

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(via Google)

Antes do pequeno-almoço bebo sempre um copo grande de água morna com sumo de meio limão, entre 300 e 400 ml.

Before breakfast I always drink a tall glass of warm lemon water, about 300 and 400 ml.

Isto serve para começar o dia, para desintoxicar o corpo e para pôr tudo a funcionar.

This serves to start my day, to detox the body and to get things going if you know what I mean.

  • Pequeno Almoço/ Breakfast

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Adoro papas de aveia em todas as suas variedades. Agora que a Primavera começa a aparecer, decidi juntar morangos frescos com frutos vermelhos congelados e combiná-los ainda com manteiga de amendoim, amendoins e sementes de linhaça moídas.

I love oatmeal, in all varieties. As we approach spring I chose to use fresh strawberries and frozen berries mix and I combined it with peanut butter, peanuts and ground flax meal.

No meu pequeno almoço há sempre fruta e a aveia é um hidrato de carbono complexo, o que significa que te sentes satisfeito durante mais tempo. Quanto a gorduras, normalmente só escolho uma entre a manteiga de amendoim, amendoins e sementes de linhaça moídas mas hoje apeteceu-me esta combinação de morangos e amendoins.

Fruit is a must in my breakfast and oats are a complex carbohydrate, which means you’ll be fuller longer. As for fats I normally chose only one between the peanut butter, peanuts and ground flax seeds but today I felt like having this combination of strawberries and peanuts.

Quanto às sementes de linhaça moídas, como sempre cerca de uma colher de sopa por dia porque me dá ácidos gordos ómega 3 e enquanto mulher também é benéfico para o ciclo hormonal.

As for the ground flax seeds, I always eat about a tablespoon a day, because it provides me with essential omega 3 fatty acids and as a woman it’s also beneficial to my hormonal cycle.

  • Almoço/ Lunch

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Hoje para o almoço comi uma salada, mas não uma salada qualquer, uma salada de grão, batata doce, tomate, couve kale e abacate. Ufa, isto foi demais! Como mencionei, hoje comi mais hidratos do que o costume e adoro a combinação de grão e batata doce. Para além disso, faço das verduras escuras uma parte central das minhas refeições principais e hoje optei pela couve kale. Para adicionar alguma frescura adicionei tomates cherry e para uma cremosidade extra, metade de um abacate.

For lunch today I had a salad but not any salad, a sweet potato, chickpea, tomato, kale, avocado salad. Uf that’s a lot! As I mentioned, today I had more carbs that usual and I just love the combination of sweet potatoes and chickpeas. I also make dark leafy greens a central part of my main meals and today I opted for curly kale. To add freshness to the dish I added some cherry tomatoes and for creaminess, half of an avocado.

O vinagrete é bastante simples, meia colher de chá de azeite, montes de sumo de limão, sal e pimenta.

The dressing was very simple, half a teaspoon of olive oil, lots of lemon juice, salt and pepper.

É tão delicioso e saciante como parece e aguenta-me durante o treino e até ao lanche!

It really is as yummy and filling as it seems and it keeps me going throughout my workout until I have a snack!

  • Lanche após o treino/ Post workout Snack

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Como treino duas horas após o almoço, quando saio do ginásio, o tempo entre o lanche e o jantar não é muito e por isso qualquer coisa rápida é suficiente. Após o ginásio, foco-me em hidratos de carbono mais simples de absorção rápida e proteína para reparação dos músculos.

Because I train two hours after lunch, when I leave the gym, there’s not much time between my post workout snack and dinner, so something quick is enough. After my workout I focus on fast absorbing simple carbs and also protein to repair the muscles.

Assim, hoje combinei umas tortitas de arroz e quinoa com manteiga de amendoim, banana e canela.

So, today I had some rice and quinoa cakes with peanut butter, banana and cinnamon.

  • Jantar/ Dinner

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Vegetais, vegetais e mais vegetais. Este jantar é inspirado nas buddha bowls e basicamente consiste em todos os restos de vegetais e legumes que tenho no frigorífico.

Veggies, veggies and more veggies. This dinner was my take on a buddha bowl and it basically consisted of leftover veggies and legumes I had in my fridge.

Por isso, comi cenoura, pepino, cebola roxa para um toque picante, grão para proteína, metade de um abacate para gorduras saudáveis e húmus para tornar tudo num prato coeso. Absolutamente delicioso e tão simples e rápido de preparar.

So I had carrots, cucumber, tangy red onion, chickpeas for protein, half an avocado for healthy fats and hummus to tie it all together. Just delicious and so simple and fast to assemble.

Como pudeste reparar todas as receitas são vegan e por isso naturalmente sem produtos lácteos e ainda sem glúten. São ainda bastante deliciosas!

As you can tell, all the recipes are vegan, therefore naturally dairy free and they are algo gluten free. And delicious!

Espero que aproveites para tirar inspirações para os teus dias e partilha comigo no Instagram ou deixa-me um comentário.

I hope you find inspiration for your days and please share your recipes with me on Instagram or leave me a comment below.

https://www.instagram.com/focusonblurry/

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