Body & Food · Breakfast

Oatmeal 5 Ways + EXTRA

(for the english version, please scroll down)

Adoro papas de aveia. Foi um amor recente porque sempre achei que não tinham muito sabor e a consistência era estranha mas quando aprendi a conjugar várias frutas, frutos secos e outros toppings a coisa mudou de figura.

I love oatmeal. It was a recent love because I always thought they were blend and had a weird consistency but when I tried different fruits, nuts and other toppings and combinations, the love story started.

Agora como-as sempre aos pequenos almoços, no Inverno mas também no Verão, quentes ou frias nas mais variadas combinações de sabores.

Now I eat them for breakfast almost every day, Winter and also Summer, hot or cold in various combinations of flavors.

Hoje deixo-te aqui 5 receitas diferentes e uma extra mais indulgente:

Today I leave you with 5 different recipes and an extra indulgent one:

 

Tempo de Preparação/ Preparation Time: 5 minutos/ 5 minutes

Tempo de Cozedura/ Cooking Time: 10 minutos/ 10 minutes

Porção/ Serving Size: 1 ou 2/ 1 or 2

 

Ingredientes/ Ingredients:

Base/Base:

3 colheres de sopa (ou 1/2 copo se estiveres com muita fome ou a dobrar a receita) de flocos de aveia ) / 3 tablespoons (or 1/2 cup if you’re really hungry or making it for two) of oats

6 colheres de sopa de água ou leite vegetal/ 6 tablespoons of water or vegetable milk

Toppings:

Pêssego e Côco/ Peach and Coconut

1/2 colher de chá de canela (a adicionar à base)/ 1/2 teaspoon of cinnamon (add to the base)

1 pêssego maduro/ 1 ripe peach

1 colher de sopa de coco ralado/ 1 tablespoon of coconut flakes

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De frutos secos/ Nutty

1 colher de chá de canela (a adicionar à base)/ 1 teaspoon of cinnamon (add to the base)

1 colher de sopa de amêndoa laminada/ 1 tablespoon of slivered almonds

1 colher de sopa de linhaça moída/ 1 tablespoon of ground flaxseed

1 colher de chá de manteiga de amendoim/ 1 teaspoon of peanut butter

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Frutos vermelhos e Manteiga de amendoim/ Berries and Peanut Butter

1/2 chávena de frutos vermelhos congelados (a adicionar à base)/ 1/2 cup of frozen mixed berries (add to the base)

1 colher de sopa de linhaça moída/ 1 tablespoon of ground flax seed

1 colher de chá de manteiga de amendoim/ 1 teaspoon of peanut butter

2 ou 3 morangos/ 2 or 3 fresh strawberries

1 colher de sopa de amendoins torrados/ 1 tablespoon of toasted peanuts

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Cacau e Manteiga de Amêndoa/ Cacao and Almond Butter

1/2 colher de chá de canela (a adicionar à base)/ 1/2 teaspoon of cinnamon (add to the base)

1 colher de sopa de linhaça moída/ 1 tablespoon of ground flax seed

1 colher de sopa de pepitas de cacau cru/ 1 tablespoon of cacao nibs

1 colher de chá de manteiga de amêndoa/ 1 teaspoon of almond butter

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Maçã e Canela/ Apple and Cinnamon

1 colher de chá de canela (a adicionar à base)/ 1 teaspoon of cinnamon (add to the base)

1 colher de sopa de compota de maçã e chia caseira/ 1 tablespoon of homemade apple and chia compote

6 metades de nozes/ 6 walnuts halves

1/2 maçã ralada (a adicionar à base) + 1/2 maçã crua/ 1/2 grated apple (add to the base) + 1/2 raw apple

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EXTRA:

Cacau e Banana/ Cacao and Banana

1 colher de sopa de cacau (a adicionar à base)/ 1 tablespoon of cacao (add to the base)

1 colher de sopa de agave (a adicionar à base)/ 1 tablespoon of agave (add to the base)

1 colher de sopa de linhaça moída/ 1 tablespoon of ground flaxseed

1 banana madura/ 1 ripe banana

1 colher de chá de pepitas de cacau cru/ 1 teaspoon of cacau nibs

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Método:

  • Adicionar os ingredientes da base para cada uma das versões e cozinhar sobre lume médio brando mexendo até cremoso.

           Add all of the base ingredients for each version to a pot and simmer at medium heat mixing               until creamy.

  • Retirar do lume, colocar numa taça e decorar a gosto.

          Remove pot from the heat, add mixture to a bowl and decorate to taste.

Com as papas de aveia, a imaginação é livre! As combinações são incontáveis.

With oatmeal, let your imagination run free! The combinations are really endless.

 

Valores Nutricionais/ Nutritional Values*:

Base (para 1 porção feita com água/ for 1 serving made with water)

Calorias 114 Lípidos 2g Hidratos de Carbono 19,4g Fibra 3.1g Proteína 4,9g

Calories 114 Fat 2g Carbs 19,4g Fiber 3.1g Protein 4,9g

Pêssego e Côco/ Peach and Coconut

Calorias 95 Lípidos 1,5g Hidratos de Carbono 17,9g Fibra 3,1g Açúcar 14,3g Proteína 1,3g

Calories 95 Fat 1,5g Carbs 17,9g Fiber 3,1g Sugar 14,3g Protein 1,3g

De frutos secos/ Nutty

Calorias 283 Lípidos 22,9g Hidratos de Carbono 10,6g Fibra 6,4g Proteína 11,5g

Calories 283 Fat 22,9g Carbs 10,6g Fiber 6,4g Protein 11,5g

Frutos vermelhos e Manteiga de amedoim/ Berries and Peanut Butter

Calorias 167 Lípidos 9,5g Hidratos de Carbono 13,2g Fibra 5,9g Açúcar 8,8g Proteína 6g

Calories 167 Fat 9,5g Carbs 13,2g Fiber 5,9g Sugar 8,8g Protein 6g

Cacau e Manteiga de Amêndoa/ Cacao and Almond Butter

Calorias 155 Lípidos 11,7g Hidratos de Carbono 9,3g Fibra 2,1g Proteína 3,8g

Calorie 155 Fat 11,7g Carbs 9,3g Fiber 2,1g Protein 3,8g

Maçã e Canela/ Apple and Cinnamon

Calorias 215 Lípidos 9,7g Hidratos de Carbono 30,1g Fibra 8,3g Açúcar 13g Proteína 3,6g

Calories 215 Fat 9,7g Carbs 30,1g Fiber 8,3g Sugar 13g Protein 3,6g

Cacau e Banana/ Cacao and Banana

Calorias 271 Lípidos 6,3g Hidratos de Carbono 53,2g Fibra 6g Açúcar 34g Proteína 3,7g

Calories 271 Fat 6,3g Carbs 53,2g Fiber 6g Sugar 34g Protein 3,7g

* Os valores nutricionais são para cada sabor; terás de adicionar os valores da base para ter um valor completo

* The nutritional values are  for each flavor; to know the complete values, you’ll have to add the base values.

Notas:

Não costumo adicionar adoçante ou açúcar às minhas papas; acho que a fruta é o suficiente mas se quiseres, opta pelo mel, xarope de agave ou xarope de ácer.

I don’t usually add sweetener to my oatmeal; I think fruit is enough but if you have a sweet tooth opt for honey, agave or maple syrup.

Normalmente uso água mas se quiseres uma textura ainda mais cremosa e mais rico em nutrientes, opta pelo leite vegetal.

I normally use water but if you want a creamier, richer texture and amp up the nutrition, opt for vegetable milk.

Como podes reparar quase todas as receitas têm linhaça moída; adiciono por questões nutricionais e não tanto de sabor; podes omitir ou substituir por sementes de chia, de papoila ou outras a gosto.

As you might notice almost all of the recipes have ground flaxseed; I add it for nutritional value and not as much for flavor; you can omit or substitute for chia seeds, poppy seeds or others.

O mesmo quanto aos frutos secos, escolhe os que quiseres embora ache que as combinações que menciono sejam bastante gostosas!

The same goes for nuts, mix and match as you please, although the combinations I suggest are pretty tasty!

 

Espero que experimentes estas receitas e se as replicares, envia-me uma foto!

I hope you give these recipes a try and if you do, send me a photo!

 

https://www.instagram.com/focusonblurry/

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