Body & Food

What I Eat In A Day #2

(for the english version please scroll down)

Aqui está mais um dia de comida no meu prato; desta feita um domingo passado em casa num Novembro frio em que só apetece comer tudo do bom e do melhor e bem quentinho e reconfortante.

Here’s another day on my plate; it was a cold November sunday when the weather compels you to stay in, warm and cosy eating lots of conforting food.

Neste fim de semana estive também um pouco constipada por isso decidi tratar-me com boa comidinha, muitos líquidos e especiarias para ajudar ao processo de inflamação.

This particular weekend I was feeling a little under the weather so I decided to treat myself to lots of yummy food, lots of liquids and spices to help the inflammation.

Vamos a isso!

Let’s do it!

 

  • Antes do Pequeno Almoço/ Pre Breakfast

Antes do pequeno-almoço bebo sempre um copo grande de água morna com sumo de meio limão, entre 300 e 400 ml.

Before breakfast I always drink a tall glass of warm lemon water, about 300 and 400 ml.

Isto serve para começar o dia, para desintoxicar o corpo e para pôr tudo a funcionar.

This serves to start my day, to detox the body and to get things going if you know what I mean.

Como me estava a sentir um pouco constipada decidi fazer um sumo embora normalmente prefira a cremosidade e todos os nutrientes de um batido. Hoje senti que precisava de algo mais líquido e por isso acabei por fazer quase 1 litro de sumo; este tem 1 pêra, 1 maçã, 2 cenouras, 1 courgete, 2 beterrabas, 1 limão e um pedaço de gengibre. Não era muito doce mas estava super picante!

Because I was a little bit sick I made this juice; I’m normally a smoothie girl because you get that creamy, nutrient dense texture but today I felt like I needed a more liquidy liquid. I ended up making about 1 liter of juice and it had: 1 pear, 1 apple, 2 carrots, 1 zucchini, 2 beetroots, 1 lemon and 1 thumb size piece of ginger. It wasn’t all that sweet but sure was spicy!

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  • Pequeno Almoço/ Breakfast

Para o pequeno almoço decidi incorporar um pouco mais de gordura porque já tinha bebido tantos vegetais e fruta e por isso fiz umas papas de aveia com cacau, linhaça moída e maca (feitas em leite de arroz); adicionei ainda manteiga de amendoim que derreteu no chocolate (nham!) e por isso coloquei nozes, amêndoas laminadas e nibs de cacau.

For breakfast today I decided to incorporate a little bit more fat since breakfast was full of veggies and fruit so I made some cacau oatmeal in rice milk with ground flax seed and maca powder; I also stirred in some peanut butter which ended up melting with the chocolate (yum!) and on top some walnuts, flaked almonds and cacao nibs.

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  • Almoço/ Lunch

Para o almoço decidi aproveitar um resto de arroz basmati, adicionar um monte de especiarias e um pacote de vegetais congelado de jardineira (batata, cenoura, ervilhas e feijão verde). Por cima adicionei côco, cajus e sultanas e ficou absolutamente divinal, senti-me transportada para o meu restaurante indiano favorito!

For lunch I had some leftover basmati rice which I paired with lots of spices and a package of frozen vegetables (it had potato, carrot, peas and green beans). For toppings I added coconut chips, cashews and sultanas and it turned out pretty fantastic, it was like I was being transported to my favorite indian restaurant!

E isto é prova de que com pouco se faz muito!

And this is proof that with a few ingredients you can smash an incredible plate of food!

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  • Lanche/ Snack

Para um lanchinho à tarde fiz um género de parfait num frasco com iogurte de soja natural, a minha granola crua de chocolate, avelã e arandos, banana, canela e um pouco de manteiga de amêndoa. Tão decadente mas tão saudável! E super portátil também!

For a little afternoon snack I made this parfait type of to go container with natural soy yogurt on the bottom, followed by my homemade chocolate, hazelnut and cranberry rawnola, some banana, cinnamon and a touch of almond butter. So decadent but so healthy! And super portable too!

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  • Jantar/ Dinner

Ah massa! Se ao menos pudéssemos comer massa todos os dias… Bem, esta talvez possas uma vez que é feita de feijão preto, com elevado teor de proteína, baixo teor de hidratos de carbono refinados como farinhas e já para não dizer que não tem glúten. Sabe bastante bem e fi-la ao estilo italiano com azeite, alho, malagueta, tomate, azeitonas pretas e espinafres.

Oh pasta! If only we could eat pasta everyday… Maybe this one you can since it’s made of black beans, super high in protein, low in refined carbohydrates like flours and not to mention gluten free. It tastes pretty good and so I made it italian syle with olive oil, garlic, chili, tomato, black olives and spinach.

Isto é o que eu chamo comida reconfortante e a melhor parte é que me sobrou para o almoço de amanhã!

This is what I call confort food and the best part is that I had leftover for tomorrows lunch!

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Como pudeste reparar todas as receitas são vegan e por isso naturalmente sem produtos lácteos e ainda sem glúten. São ainda bastante deliciosas!

As you can tell, all the recipes are vegan, therefore naturally dairy free and they are algo gluten free. And delicious!

Espero que aproveites para tirar inspirações para os teus dias e partilha comigo no Instagram ou deixa-me um comentário.

I hope you find inspiration for your days and please share your recipes with me on Instagram or leave me a comment below.

https://www.instagram.com/focusonblurry/

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8 thoughts on “What I Eat In A Day #2

    1. Thank you so much Mike, I’m so glad you like it! If you do try them please reply back, I would love to hear how they turned out. For now no as I’m just getting started, but I’m working on it and I hope to do so in the future

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